terça-feira, 9 de novembro de 2010

CURSO SOBRE MANUEL BANDEIRA


Espaço Pasárgada dá curso gratuito sobre obra de Manuel Bandeira
Equipamento da Fundarpe voltado à literatura realiza ação do Projeto Iluminuras de Bandeira; na segunda (8), tem palestra com o professor da UFPE Ricardo Postal
Da Redação do pe360graus.com
O Espaço Pasárgada inicia, na próxima segunda-feira (8), uma variedade de ações dentro do projeto Iluminuras de Bandeira, destinado a estudantes, pesquisadores e interessados na vida e obra do poeta brasileiro. As atividades acontecem até dezembro.

A próxima será o mini-curso “Tristura de Pierrot em Carnaval de Bandeira”, marcado também e para o dia 10, no horário das 17h às 19h. Ricardo Postal, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará uma leitura aprofundada da obra Carnaval. Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição no site
www.fundarpe.pe.gov.br e enviá-la ao email pasargada.fundarpe@gmail.com.

Carnaval foi o segundo livro do autor, publicado em 1919. Nele, os poemas apareceram menos metódicos, rebuscados, com versos livres e libertos das formas fixas e tradicionais. Os participantes serão convidados a estudar o livro – considerado um dos precursores do Modernismo no Brasil –, seu significado e as personagens Colombina, Pierrot e Arlequim.
PROJETO
O Iluminuras de Bandeira integra o leque de ações da Fundação de Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe) na área de difusão cultural. O objetivo do projeto é valorizar as obras de Manuel Bandeira e aumentar o acesso do público comum ao legado do poeta. A programação vai além da literatura e envolve as diversas linguagens artísticas, agregando exposições, convidados especiais, oficinas, palestras e conferências.

O primeiro evento do projeto foi a exposição “Recife sob o olhar do poeta”, realizada pelos alunos de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. A mostra é inspirada nos poemas de Bandeira em homenagem à capital pernambucana – Recife, Rodovia, Minha Terra e Evocação do Recife – e segue em cartaz até o dia 22 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário